Seminário socializa saberes da Educação Infantil em Itabuna
Propondo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas da Educação Infantil, a Secretaria da Educação de Itabuna realizou nesta sexta-feira, 13, o Seminário de Socialização dos Saberes e Fazeres da Educação Infantil, no auditório da FTC. O evento teve a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores e monitores que atuam em creches e pré-escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
Na abertura, a secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, enfatizou a singularidade que o Seminário tem por permitir a troca de conhecimentos que são construídos a partir da investigação e aplicados no cotidiano nas salas de aula. “Esses saberes e fazeres são frutos de um trabalho que exige dos professores muita dedicação e resiliência, principalmente por exigir toda uma metodologia diferenciada, capaz de lidar com diferentes situações e problemas, para superar obstáculos”, frisou.
“Portanto”, acrescenta Dinalva, “podemos afirmar que o Seminário é um momento de reflexão da Secretaria da Educação no qual podem fazer uma autoavaliação das práticas pedagógicas a partir da fundamentação saber/fazer/saber/fazer”. Durante o evento, os professores puderam mostrar os resultados de diversos projetos que foram executados durante o ano letivo nas unidades de Educação Infantil e nas creches.
Para a diretora da Escola Brasília Baraúna de Almeida, Maria Rita Santos, a troca de conhecimentos e as interações proporcionadas pelo Seminário é algo enriquecedor à prática pedagógica na Educação Infantil. “Aqui estamos tendo a oportunidade de socializar nossos projetos bem-sucedidos e, ao mesmo, tempo saber como os colegas estão transformando seus conhecimentos em práticas”, argumentou. A diretora apresentou em vídeo os projetos desenvolvidos na escola.
A programação incluiu apresentações dos projetos das escolas São Paulo da Cruz, Áurea Lima e Antonio Menezes Filho, além das creches Maria Goretti, Pequeno Aprendiz, Otaciana Pinto, Pequeno Lar e Gil Nunesmaia. Os momentos culturais, durante o Seminário, foram protagonizados pelas crianças da Educação Infantil e Creches, com atividades de música e dança.